Dados do Jogo
Nome completo do jogo: Jolly Roger
Designer: Fréderic Moyersoen
Ano de lançamento: 2015
Capacidade de jogadores: 4 à 10 jogadores
Tempo previsto de partida: 30 minutos
Mecânica: Gestão de mão, votação.
Categoria: Jogo de cartas, Humor, Negociação, Piratas.
Peso (conforme BoardGameGeek): 1.78/5
Descrição do jogo (Fonte: Ludopedia)
No jogo de cartas Jolly Roger: The Game of Piracy & Mutiny, você é um membro da tripulação a bordo de um navio pirata e terá apenas de eleger um novo capitão. Este homem vai levar você para qualquer fortuna ou desastre – e, felizmente, não importa o curso de ação que ele toma, se você não concordar com suas escolhas, você sempre pode iniciar um motim e se tornar o próximo capitão…
Cada turno, o capitão escolhe um destino para o navio e um alvo que ele vai atacar. Uma vez que o navio está para atacar, os jogadores cooperam (mais ou menos!) para derrotar a sua vítima, e em seguida, eles dividem o tesouro entre si – mas o seu ouro nunca estará seguro até que você enterre-o na Ilha do Tesouro.
Cada vez que o capitão faz uma escolha, é possível que um dos outros jogadores chamem o “Motim” e tente derrubá-lo para se tornar o novo capitão. E quando o motim começa, você precisa decidir como usar suas cartas durante o motim e a batalha que se aproxima.
Como convém a um pirata, o seu maior desejo é o ouro, e você vai fazer qualquer coisa para alcançar seu objetivo. No final, quem recolher o máximo de ouro torna-se o pirata mais rico de Tortuga!
Perfil dos Jogadores
Jhonatan Canedo: Famoso jogador “palestrinha”: pouca experiência, mas basta conhecer o jogo que vai criando e explicando as estratégias pra todos. Jogos competitivos e que utilizam da persuasão, ou todo jogo que coloque em cheque as amizades envolvidas na mesa, é o que o interessa. Apesar de gostar das temáticas de distopia e fantasia, não faz distinção de jogos de outras temáticas.
Lívian Pereira Estevam de Oliveira: Jogadora novata, com preferência à jogos leves e médio. Gosta de jogos estratégicos, alguns medievais. Não costuma gostar de jogos pesados e de longa duração.
Pedro Paulo Pastore Jorge: Jogador há 2 anos com uma grande paixão pelos jogos, com preferência por jogos pesados e de longa duração. Gosta de fantasia a ficção científica, sendo seu gênero preferido o cyberpunk, e principalmente de jogos que levam os jogadores a ter uma maior interação entre si. Não gosta muito de jogos com temas muito próximos à realidade e jogos simples e sem possibilidade de aprofundamento
Mauricio Iwama Takano: Jogador há 04 anos, preferência por jogos de leves a médio. Gosta de quase tudo que de fantasia medieval, programação de ação e tempo real. Não é muito fã de jogos euros e jogos muito pesados.
Thiago Rossato Francisco: Gosto por jogos mais pesados e complexos para fazer que trabalham a mente até o limite. Preferência por temáticas realistas e medievais (mundos fantasiosos porém verossimilhantes). Opta por jogos que oferecem múltiplos caminhos para se alcançar os objetivos, inclusive podendo atrapalhar os adversários. Para ele, um bom jogo tem que ser tático de tal forma que a sorte influencie o mínimo possível no resultado.
Yara Alberici: não tenho muita experiência mas gosto muito de jogar e criar estratégias no jogo. Jogos que envolvam negociação e estratégia sozinha ou em grupo são os que ela mais gosta. Não faz muita diferença entre os temas dos jogos
Murilo M. Batista: Estilo de jogador pensativo, possui experiencia com jogos de estrategia e de logica, mas, não se da bem com jogos que necessitam de decisões rapidas ou jogos que necessita de agilidade. Gosta de jogos competitivos e que não tenham muitas informações ou detalhes, gosta de jogos simples e divertidos. Não faz distinção por tematicas, apesar de preferir jogos que envolvam fantasia ou misterio, prefere jogos que posssuam uma boa estoria por traz do jogo.
Gabriel Ferreira Baptistone: Jogador inexperiente (até demais), ainda que a vitória seja legal, não supera o momento de interação e as boas gargalhadas com os demais jogadores, por mais sério que seja o jogo. Não liga de ser um pirata, um samurai, um et ou um globin, as vezes é até humano. Quanto aos jogos, não possuí preferência por temática ou gênero, até porque ainda que se esforce é um péssimo estrategista, e não costuma ter sorte.
Critérios Avaliados
Os critérios avaliados, na ordem em que aparecem, são:
Estruturação da Avaliação
Esta resenha está dividida da seguinte forma:
- Serão apresentados os prós e os contras apontados pelos avaliadores de cada critério de avaliação;
- Serão apresentadas as notas de cada avaliador para cada critério de avaliação;
- Serão apresentadas as médias das notas dos avaliadores de cada critério de avaliação;
- Serão apresentadas as notas finais de cada avaliador para o jogo;
- Serão apresentadas as considerações finais dos avaliadores.
Arte
Prós:
- “Arte divertida e bem coerente com o tema. Os ícones estão bem dispostos e facilmente reconhecíveis.” – Mauricio Iwama Takano
- “A arte do jogo é ótima, limpa, objetiva e bonita.” – Thiago Rossato Francisco
- “Arte coerente com o jogo e bonita, as informações são também fáceis de encontrar” – Pedro Pastore
- “São fáceis de encontrar as instruções e para que serve cada uma das cartas, que são dividias em 5 destinos, mais tripulação e tesouros.” – Gabriel Ferreira Baptistone
- “As imagens são bem informativas, o que facilita no entendimento do jogo” – Yara Ap. Alberici Loureiro
Contras: Nenhum contra informado.
Média de avaliação: 4.8
Complexidade
Prós:
- “O jogo é relativamente simples e as regras são fáceis de se explicar.” – Mauricio Iwama Takano
- “O jogo se mostra suficientemente complexo para deixar os jogadores sempre planejando e pensando em sua próxima jogada” – Pedro Pastore
Contras: Nenhum contra informado.
Média de avaliação: 4.0
Componentes
Prós:
- “As cartas são de boa qualidade.” – Mauricio Iwama Takano
- “O jogo possui um bom custo beneficio, suas peças são de ótima qualidade” – Pedro Pastore
- “Possui suas cartas com ilustrações bem caprichadas e cartas de muito boa qualidade porem, o numero de peças não é tão grande.” – Yara Ap. Alberici Loureiro
Contras:
- “Considerando que o jogo possui apenas cartas, acho ele um pouco caro.” – Mauricio Iwama Takano
- “O jogo é um pouco caro em relação a quantidade de componentes.” – Thiago Rossato Francisco
- “O jogo é muito bom, mas pelo fato de ser apenas cartas, eu acho um jogo caro.” – Gabriel Ferreira Baptistone
- “Considerando que é só mais um jogo de cartas, achei um pouco caro” – Murilo Marcos Batista
Média de avaliação: 3.3
Diversão
Prós:
- “O jogo proporciona diversos momentos divertidos durante a partida, sobretudo quando ocorrem os motins.” – Mauricio Iwama Takano
- “Apesar da tendencia de passar raiva com o decorrer do jogo, dá pra se divertir bastante.” – Thiago Rossato Francisco
- “O jogo é muito divertido, promovendo uma constante interação entre jogadores de forma divertida e interessante” – Pedro Pastore
- “O jogo é muito divertido, principalmente durante os motins” – Gabriel Ferreira Baptistone
- “Um jogo bem divertido pois, faz com que os participantes estejam sempre interagindo uns com os outros. Sendo juntos ou competindo pelo maior posto do navio.” – Yara Ap. Alberici Loureiro
Contras:
- “O jogo precisa de muitos jogadores para se tornar realmente interessante” – Pedro Pastore
- “Depende muito de cada pessoa se sentir bem ou não jogando este jogo. Tem pessoas que tem uma maior facilidade de persuasão em enganar os outros jogadores e com isso estabelecendo um beneficio próprio e ganhando mais recursos, em contra partida, aqueles que preferem jogar um jogo limpo, no entanto, se tornando menos favorecidas.” – Murilo Marcos Batista
Média de avaliação: 4.5
Estratégia
Prós:
- “Há muitas estratégias que podem ser elaboradas.” – Thiago Rossato Francisco
- “O interessante do jogo é que a qualquer momento a estratégia pode fracassar” – Livian Pereira Estevam de Oliveira
- “O jogo baseia sua dificuldade na interação entre os jogadores, criando uma constante mudança de estratégia dependendo das ações dos outros jogadores, tornando o jogo mais interessante” – Pedro Pastore
- “É um jogo cooperativo e ao mesmo tempo competitivo, o que o torna um pouco diferente dos demais que já havia jogado… você pode se unir, mudar de lado, se forçado a escolher um lado durante um motim, não enterrar seus tesouros, são várias possibilidades, que podem mudar o destino do jogo de uma rodada pra outra, as reviravoltas que podem acontecer, principalmente no final, são ótimas.” – Gabriel Ferreira Baptistone
- “A forma de conseguir uma estrategia é bem diversa e essa estrategia pode mudar ate durante o jogo” – Yara Ap. Alberici Loureiro
Contras:
- “O jogo não permite muita variedade de estratégia, normalmente as pessoas que ganham o jogo utilizam estratégias similares.” – Mauricio Iwama Takano
Média de avaliação: 3.8
Inatividade
Prós:
- “Todos os jogadores jogam a todo momento, mesmo que não sejam capitãs ou quartel-mestres.” – Mauricio Iwama Takano
- “O todo momento o jogador está interagindo com os outros jogadores (e isso é muito importante, manter a amizade)” – Livian Pereira Estevam de Oliveira
- “O jogador sempre pode tomar a iniciativa de fazer algo no jogo” – Pedro Pastore
- “Praticamente não há.” – Gabriel Ferreira Baptistone
- “Não há uma hora que algum jogador fique sem participar pois há sempre uma maneira de virar o jogo propondo motins ou se aliando com outros jogadores para permanecer em seu posto e assim vencer o jogo.” – Yara Ap. Alberici Loureiro
Contra: Nenhum contra informado.
Média de avaliação: 4.3
Inovação
Prós:
- “Apesar da temática bastante explorada, o jogo inova nas suas mecânicas.” – Mauricio Iwama Takano
- “É um jogo bem diferente dos outros.” – Thiago Rossato Francisco
- “Nunca havia visto as mecânicas utilizadas no jogo de forma que os jogadores trabalham em conjunto e um contra o outro ao mesmo tempo” – Pedro Pastore
- “Gostei muito dessa questão de ser cooperativo, mas com vitória individual. Torna o jogo mais competitivo do que o normal, ainda que todos tenham de se ajudar as vezes.” – Gabriel Ferreira Baptistone
Contras:
- “Existem muitos jogos que utilizam do tema piratas e trabalham de mesma forma essa tematica.” – Yara Ap. Alberici Loureiro
Média de avaliação: 3.7
Interação
Prós:
- “A interação é quase que total nesse jogo, o tempo todo todos os jogadores devem prestar atenção nos demais jogadores para saber a hora certa de agir.” – Mauricio Iwama Takano
- “Eu diria que a interação é o elemento mais relevante desse jogo.” – Thiago Rossato Francisco
- “É preciso entender o jogo do capitão com o quartel-mestre” – Livian Pereira Estevam de Oliveira
- “A interatividade entre os jogadores é uma das partes mais importantes e divertidas do jogo” – Pedro Pastore
- “Muito boa, principalmente por permitir até 10 jogadores, são muitas pessoas para você tentar ler as intenções, que podem estar blefando, manipulando os demais, etc… o que torna ainda mais e mais interessante.” – Gabriel Ferreira Baptistone
- “Depende mais de entender a estrategia de quem esta comandando e tentar dar a volta por cima com outra estrategia” – Murilo Marcos Batista
Contras: Nenhum contra informado.
Média de avaliação: 5.0
Mecânica + Tema
Prós:
- “A mecânica do jogo se encaixa perfeitamente ao tema.” – Mauricio Iwama Takano
- “Me sinto dentro de uma embarcação! KKK” – Livian Pereira Estevam de Oliveira
- “A mecânica combina perfeitamente com o tema do jogo” – Pedro Pastore
Contras: Nenhum contra informado.
Média de avaliação: 4.6
Regras
Prós:
- “São poucas regras e elas não são muito difíceis.” – Mauricio Iwama Takano
- “Houveram poucas instâncias em que foi necessário parar o jogo para que os jogadores lessem o manual novamente” – Pedro Pastore
Contras:
- “Alguns trechos do manual são confusos.” – Mauricio Iwama Takano
Média de avaliação: 4.2
Rejogabilidade
Prós:
- “Excelente rejogabilidade.” – Thiago Rossato Francisco
- “Já perdi as contas de quantas vezes joguei, e instrui o pessoal no evento. Ele é um jogo que não cansa.” – Gabriel Ferreira Baptistone
- “O jogo sempre terá novos jeitos de ser jogado por cada um. O jogo não se tornando monótono faz com que não enjoe de jogar” – Yara Ap. Alberici Loureiro
Contras:
- “Como são poucas as estratégias e não há muita mudança entre um jogo e outro, considero que o jogo não pode ser jogado muitas vezes antes de enjoar.” – Mauricio Iwama Takano
- “O jogo necessita de diversos jogadores para ser interessante em sua jogabilidade” – Pedro Pastore
Média de avaliação: 4.2
Sorte
Prós:
- “A sorte pode muitas vezes ser mitigada pelos jogadores. Observar os demais jogadores é mais importante do que a sorte.” – Mauricio Iwama Takano
Contra: Nenhum contra informado
Média de avaliação: 4.2
Tempo de Jogo
Prós:
- “O número exato de turnos faz com que os jogadores sempre tenham uma noção de quanto tempo falta para acabar o jogo.” – Mauricio Iwama Takano
- “O tempo depende da organização entre os jogadores para tomar as decisões, pq a quantidade de rodadas já está determinada no manual.” – Livian Pereira Estevam de Oliveira
- “O tempo de partida muda bastante dependendo de como os jogadores decidem jogar mas em geral e bem rápido” – Pedro Pastore
Contras:
- “Muitas vezes o jogo pode demorar mais do que o necessário, dependendo dos jogadores. Podem ocorrer muitos motins (mesmo que a quantidade seja limitada, ela pode ser excessiva), pode haver muita demora para resolver cada um dos motins, pode haver demora para resolver cada viagem, etc.” – Mauricio Iwama Takano
Média de avaliação: 4.1
Notas Finais
Médias das notas de cada critério de avaliação (em vermelho a menor nota, em verde a maior nota e em azul a média final):
Notas finais de cada avaliador:
Considerações finais dos jogadores
“Jolly Roger é um jogo diferente e divertido. Destaco o incrível desenvolvimento das capacidades Linguísticas e Interpessoais que o jogo pode proporcionar. Isso por que a vitória depende essencialmente da negociação e interpretação da motivação de cada jogador. ” – Thiago Rossato Francisco
“Excelente jogo para se divertir com os amigos (ou não) kkkk ” – Lívian Pereira Estevam De Oliveira
“Esse é um jogo muito interativo e faz com que as pessoas queiram jogar de novo por conter vários estilos de estrategia e ser dinâmico, abordando o tema piratas de uma forma bem condizente. ” – Yara Ap. A. Loureiro
“Um ótimo jogo caso haja uma grande quantidade de pessoa para jogar e que cria diversos momentos divertidos e interessantes entre os jogadores” – Pedro Paulo Pastore Jorge
“O jogo é bastante divertido e interativo. Sempre geram muitos momentos de risadas na mesa (e também algumas juras de vingança). Infelizmente o número mínimo de jogadores às vezes dificulta colocar ele na mesa.” – Mauricio Iwama Takano
“Jogo muito divertido, com regras simples para uma complexidade razoável. Facilmente pode ser jogado em uma festa como Drink game!
Me diverti bastante!” – Jhonatan Canedo
“Jolly Roger é um jogo de enganação e você tem que ser muito espertinho pra ganhar nele” – Murilo Marcos Batista
“É um jogo excelente que não me canso de jogar, por mais que a temática de piratas seja bastante abordada em Board Games, é incrível ver como cada jogo é completamente diferente um do outro, e com certeza, este jogo tem um diferencial dentre os demais.” – Gabriel Ferreira Baptistone